Utilizando o vmware 1.0.10 com o kernel 2.6.33

Para aqueles que ainda utilizam o vmware server da série 1.0.x (provavelmente devido a capacidade de conexão via console desta versão outro outro requisito de compatibilidade), este artigo concentra a instalação da versão 1.0.10 (ou anteriores) com o kernel 2.6.33.

É assumido que tenha conhecimento suficiente de compilação e instalação do kernel (requisito deste artigo). Siga os seguintes passos:

1 – O primeiro passo é fazer o download do kernel em http://www.kernel.org e compila-lo. Para não haver problemas com esta versão do vmware, habilite a opção “Export unused symbols” em “Kernel hacking”

2 – É necessário fazer uma alteração no arquivo arch/x86/kernel/init_task.c, adicionando a este a seguinte linha ao final do arquivo: EXPORT_UNUSED_SYMBOL(init_mm);

3 – Compile e instale o kernel (não execute o make clean, pois os headers compilados serão necessários para a instalação do vmware server)

4 – Alguns headers do kernel 2.6.33 necessários para a compilação do vmware, encontram-se em locais diferentes nesta versão. Entre no diretório de fontes do kernel  (pós compilação) e depois em include/linux e execute os seguintes comandos:

  • ln -s ../generated/version.h
  • ln -s ../generated/utsrelease.h
  • ln -s ../generated/autoconf.h

5 – Instale o vmware 1.0.10 (assegure-se de ler a EULA do site oficial), ele pode ser baixado de http://download3.vmware.com/software/vmserver/VMware-server-1.0.10-203137.tar.gz

6 – Instale o vmware seguindo as instruções de install.pl

7 – Baixe o seguinte patch (para kernel 2.6.32.x): http://www.insecure.ws/warehouse/vmware-update-2.6.32-5.5.9.tar.bz2 e instale usando o ./runme.pl

8 – Prossiga a compilação, agora seu vmware server 1.0.10 deverá ser instalado e funcionará corretamente.

This entry was posted in Linux. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*